Hoje, existem diversas formas para quem não quer chamar a atenção de que está usando aparelho. É o caso dos alinhadores ortodônticos transparentes (ou “invisíveis”), que têm cada vez mais despertado interesse nas pessoas por serem discretos.
Os alinhadores possuem uma certa elasticidade e resistência. Ao ser colocado, o acessório vai “tentar” voltar à sua posição normal. Isso gera uma força leve e contínua, capaz de “levar” (aos poucos, claro) os dentes para a posição correta. O princípio é o mesmo dos aparelhos “convencionais”, e o alinhador transparente consegue corrigir muitos dos problemas que o de metal — como má-oclusão (desalinhamento entre os dentes de cima e de baixo), dentes tortos, encavalados, com muito espaço entre eles ou imperfeições no alinhamento –mas não todos.
O alinhador pode ser usado por crianças, adolescentes e adultos. No tratamento, a pessoa vai trocando sequencialmente o alinhador conforme o problema regride, até a correção total do problema. Embora proporcionem um resultado semelhante ao dos aparelhos fixos, eles funcionam de forma completamente diferente.
O alinhador ‘invisível’ é uma opção ao alinhador ortodôntico convencional – o aparelho fixo, com bráquete, elásticos e fios. Trata-se de um dispositivo transparente e removível, personalizado, para correção ortodôntica.
Nesse sistema de tratamento, as placas devem apresentar um comportamento de elasticidade linear e resistência para desempenhar as forças leves e continuas necessárias para que o dente seja levado à posição desejada, com o mesmo princípio da ortodontia fixa.
A estética é bastante beneficiada com o uso de alinhadores transparentes, mas não é só isso. Eles trazem vantagens extras – para o paciente e para o dentista, como: facilidade de remoção do aparelho para comer, praticidade para higienização (escovação e uso do fio dental) e possibilidade de se prever as etapas e estágios do tratamento pelo método de diagnóstico virtual.
Por poderem ser removidos, os alinhadores transparentes podem levar mais tempo que os aparelhos convencionais para alcançar bons resultados. Aproximadamente duas vezes por mês, o paciente recebe um novo conjunto de alinhadores. Essa ação é repetida até que os dentes estejam na posição correta.
R. Alagoas, 1200 - Jardim dos Estados, Campo Grande - MS, 79020-121
Av. República do Líbano, 1673 - Moema, São Paulo - SP, 04501-001
Segunda a Sexta: 08:00 - 11:00 | 13:00 - 18:00
Sábado e Domingo: Fechado
2024 © Todos os direitos reservados Prof. Dr. Emerson Bispo